Está chegando o carnaval, o feriado preferido da maior parte dos brasileiros, e muitas pessoas já estão caindo na folia. Seja na praia, no sítio, no desfile da escola de samba ou no bloquinho, é muito importante tomarmos algumas precauções para nossa saúde ocular.

Pensando nisso, a Oftalmologia Rangel & Associados fez um pequeno guia de hábitos que podem ajudar a manter seus olhos saudáveis no carnaval.

Cuidado com as maquiagens de carnaval

Para os foliões, uma das partes mais legais do carnaval é poder se fantasiar. Via de regra, isso vem acompanhado de muita maquiagem, glitter, tintas e tudo que for possível para curtir a festa.

Tenha cuidado com maquiagens na região dos olhos. Use produtos de qualidade, de preferência à base de água, e qualquer contato com os olhos lave com água corrente em abundância. Caso perceba algum tipo de incômodo, coceira ou inchaço, limpe bem os olhos, e caso os sintomas não desapareçam, procure um médico oftalmologista.

Pode parecer bobeira, mas a química na região dos olhos pode ser muito perigosa, afetando estruturas importantes para nossa visão e causando problemas de gravidade moderada a grande.

Então seja qual for a sua fantasia, cuidado com maquiagens e adereços próximos aos olhos. Lembre-se, a curtição não pode comprometer sua saúde.

Proteja seus olhos do sol e das luzes

Com muitas pessoas nas praias, é normal que passemos grande parte do dia expostos à luz solar. Afinal, são 4 dias curtindo areia, mar, piscina e similares.

Os raios UV são extremamente perigosos para a nossa pele, o que implica na necessidade da utilização de protetor solar. Porém, o que poucas pessoas sabem é que os olhos também precisam ser protegidos.

Utilize chapéus, óculos de sol com qualidade garantida e lentes certificadas, e sempre que entrar no mar ou na piscina lave seus olhos com água corrente. Evitar o acúmulo de cloro e de sal pode impedir que seus olhos fiquem irritados ou até mesmo infeccionados.

Evite aglomeração de pessoas

Sabemos que esse é o item mais difícil, pois os blocos de carnaval estão sempre cheios, e para muitos é exatamente essa a graça, inclusive. Mas sempre que possível, tente não ficar em grandes concentrações de pessoas, pois facilita muito a transmissão de doenças, como a conjuntivite, por exemplo.

Quando for inevitável, tente encontrar alguns espaços de tempo em lugares mais vazios, com ar livre e espaço para o seu corpo – e também para seus olhos. Ainda é necessário ter atenção com objetos estranhos quando em lugares muito cheios. Latinhas, isopores e até mesmo a fantasia do seu amigo podem acabar por bater em seus olhos, causando uma lesão ou até problema mais sério.

Hidrate seus olhos

Muito se fala sobre a hidratação do corpo, e isso é realmente importante! Beba muita água, sempre, mesmo que não esteja curtindo o carnaval. Tão importante quanto beber água, é manter os olhos hidratados. Lavar com água (limpa) corrente, não exagerar no uso das lentes de contato e até usar lágrimas artificiais são técnicas muito importantes para que nossos olhos não fiquem secos e consequentemente irritados.

Consulte seu médico para saber se você precisa manter algum tipo de medicação (colírio) de hidratação nos olhos, e como fazer a aplicação correta.

Curta o carnaval com moderação e responsabilidade

Gostou das dicas acima? Então temos um último conselho: curta muito o carnaval, seja sozinho, com os amigos ou família. Mas faça isso com responsabilidade.

Lembre-se que bebida e direção não combinam, e que depois dos 4 dias de folia o seu corpo vai pagar o preço de todos os excessos que você cometer. Se você vai para o bloquinho ou para o desfile, aproveite; se for curtir um show, divirta-se; se for viajar, boa viagem, e se for ficar em casa vendo filmes e séries, tenha um excelente feriado. Tem espaço para todo mundo ser feliz!

Oftalmologia Rangel & Associados


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/oftalmologiarang/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/oftalmologiarang/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/oftalmologiarang/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110